O que são backlinks – SEO

Você sabe o que são backlinks? BACKLINKS são links externos apontados para seu site. Backlinks servem para ajudar no seu pagerank e autoridade junto ao Google.
É um termo muito comum no meio do SEO. Os benefícios do SEO você sabe, são um dos motores do algoritimo do Google, porém, o termo Backlink muitas vezes é interpretado de maneira errada na internet.

Veja neste artigo explicação de o que são Backlinks, External Links, Internal Links, Inbound Links e Outbound Links além da diferença entre um Link Dofollow e um Nofollow.

Ele pode ser um link do meu domínio para o seu ou vice-versa, mas na maioria dos casos, pessoas que trabalham com otimização de ferramentas de busca, consideram External Links o mesmo que Backlinks

Backlink

Backlink é qualquer link que aponte para uma página de um site, são links presentes em outros sites que direcionam seus visitantes para o seu site. Esses links podem vir de outros sites ou de dentro do seu próprio site. Tudo que aponta para o seu site é um BACKLINK.

Backlinks fazem uma diferença enorme na estratégia de SEO

Tipos de Backlinks

Inbound Link ou Link de Entrada

É Qualquer link dentro de outro site que aponte para o seu site. Também pode ser perfeitamente chamado de “link externo”.

É como se os Inbound Links fossem um subconjunto dos Backlinks.

Outbound Link ou Link de Saída

Qualquer link do seu site  que aponte para outro site é um Link de saída ou seja Outbound Link.

Internal Link ou Link Interno

É Qualquer link dentro do seu site que aponte para página do seu próprio site. A maioria dos links internos são na verdade links de navegação. Caso você não os utilize em seu site, eu recomendo muito que o faça.

Dofollow.

A utilização ou não desse atributo ( rel=”dofollow” ), indica as buscadores que o link utilizado possue conteúdo de qualidade, dando assim mais confiabilidade as motores de buscas

Qualquer link que não tenha o atributo nofollow – seja intencionalmente ou acidentalmente – é considerado um link Dofollow.

Estes têm impacto direto e muitas vezes  positivo em seus rankings do Google, mesmo que sejam os Links Internos.

Nofollow.

A utilização dele ( rel=”nofollow” ), indica diretamente aos motores de buscas que esse link é apenas um link, e que não deve receber credibilidade.

Nesse caso, o Google vê pouco ou nenhum valor nele para fins de SEO.

Qualquer ligação nas categorias mencionadas acima podem – se o Webmaster quiser – ser transformados em um link nofollow.

Os Links Nofollow têm o atributo rel = “nofollow” em seu código.

Sempre tenha links para o seu site nofollow e dofollow você sempre vai precisar dos dois nunca tenha somente um, o Google também repara isso.

Evite links de sites penalizados pelo Google.

Importância de backlinks.
Como eu já disse antes, Backlinks possuem duas grandes funções importantes:
  • Conduzir tráfego para seu site;
  • Melhorar o posicionamento de seu site em motores de buscas;
Os backlinks são como votos de credibilidade, em que o site que direciona o link para o seu acredita que o conteúdo do seu site é de qualidade.
Por isso quanto mais você possuir backlinks apontando para o seu site você terá consequentemente maior posicionamento nos ranks de pesquisas do Google.

Dicas de utilização eficiente de backlins.

É importante também que o site que cria o backlink que aponta para o seu site seja um site respeitado, que tenha crédito pois, quanto mais importante ele for para o buscador, mais crédito ele passa para o site que recebe o backlink.
Também é importante que utilize palavras chaves nos backlinks, elas ajudam aos buscadores a identificar o conteúdo presento no site linkado.