O que são backlinks – SEO
Veja neste artigo explicação de o que são Backlinks, External Links, Internal Links, Inbound Links e Outbound Links além da diferença entre um Link Dofollow e um Nofollow.
Ele pode ser um link do meu domínio para o seu ou vice-versa, mas na maioria dos casos, pessoas que trabalham com otimização de ferramentas de busca, consideram External Links o mesmo que Backlinks
Backlink
Backlink é qualquer link que aponte para uma página de um site, são links presentes em outros sites que direcionam seus visitantes para o seu site. Esses links podem vir de outros sites ou de dentro do seu próprio site. Tudo que aponta para o seu site é um BACKLINK.
Backlinks fazem uma diferença enorme na estratégia de SEO
Tipos de Backlinks
Inbound Link ou Link de Entrada
É Qualquer link dentro de outro site que aponte para o seu site. Também pode ser perfeitamente chamado de “link externo”.
É como se os Inbound Links fossem um subconjunto dos Backlinks.
Outbound Link ou Link de Saída
Qualquer link do seu site que aponte para outro site é um Link de saída ou seja Outbound Link.
Internal Link ou Link Interno
É Qualquer link dentro do seu site que aponte para página do seu próprio site. A maioria dos links internos são na verdade links de navegação. Caso você não os utilize em seu site, eu recomendo muito que o faça.
Dofollow.
A utilização ou não desse atributo ( rel=”dofollow” ), indica as buscadores que o link utilizado possue conteúdo de qualidade, dando assim mais confiabilidade as motores de buscas
Qualquer link que não tenha o atributo nofollow – seja intencionalmente ou acidentalmente – é considerado um link Dofollow.
Estes têm impacto direto e muitas vezes positivo em seus rankings do Google, mesmo que sejam os Links Internos.
Nofollow.
A utilização dele ( rel=”nofollow” ), indica diretamente aos motores de buscas que esse link é apenas um link, e que não deve receber credibilidade.
Nesse caso, o Google vê pouco ou nenhum valor nele para fins de SEO.
Qualquer ligação nas categorias mencionadas acima podem – se o Webmaster quiser – ser transformados em um link nofollow.
Os Links Nofollow têm o atributo rel = “nofollow” em seu código.
Sempre tenha links para o seu site nofollow e dofollow você sempre vai precisar dos dois nunca tenha somente um, o Google também repara isso.
Evite links de sites penalizados pelo Google.
- Conduzir tráfego para seu site;
- Melhorar o posicionamento de seu site em motores de buscas;