Saiba o que é E-mail Marketing e como usá-lo.
E-mail marketing, entenda.
Conforme diz a wikipédia “E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas.”
É essencial ao e-mail marketing o consentimento do cliente “opt-in” nesta o cliente opta por receber mensagens informativas do site que se cadastrou ou dos parceiros deste site.
O e-mail marketing não é o “spam” que são aquelas mensagens de e-mails que não pedimos, não autorizadas. O e-mail marketing permite ao destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio pela qual recebeu o email. Isso se chama “opt-out” e é feito através de um link de descadastramento que vai estar presente em todas as mensagens enviadas ao destinatário.
Há muitas empresas que utilizam listas de email de terceiros, ao se cadastrar em um site o usuário termina por receber infinitos emails dos mais variados assuntos sem jamais ter requisitado. Isso é spam! Eu quando comecei a dar meus primeiros passos no e-mail marketing comprei uma lista que dizia ter 500 milhões de e-mails de vários seguimentos e mal comecei a disparar campanhas e meu servidor de hospedagem hostgator que é muito eficiente e ético me chamou na “xincha” e daí então comecei do zero a criar uma lista “double opt-in” e que agradeço muito por ter aprendido dessa forma a respeitar a privacidade dos usuários e jamais enviar e-mails não autorizados. Por Favor não comprem listas de e-mail marketing, criem listas próprias!
Seguindo esses princípios éticos, o e-mail marketing pode ser usado na oferta de produtos e serviços, na promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, boletins informativos, artigos, notícias, agradecimentos, cartões comemorativos, de aniversário e etc.
No e-mail marketing é possível acompanhar o resultado das campanhas em tempo real, taxa de entrega, taxa de abertura e cliques nos links e outros.
Nos próximos posts irei falar mais sobre essa ferramenta preciosa e darei dicas pra utilizá-la com eficiência. assine nossa newsletter no formulário ao lado para receber as atualizações do blog Linsbrasil. Até o próximo post!